BPO: um aliado na hora de aumentar a produtividade do seu negócio e fugir da crise

Por Renato Halt, sócio da b2finance

 

Imagine que você é um excelente professor de inglês e que um dia, junto com alguns contatos dos tempos de faculdade, decide abrir uma escola de idiomas cujo principal objetivo é oferecer cursos com alto nível de excelência.

No seu caminho empreendedor, você acaba se deparando com todas as diversas exigências presentes no cotidiano de uma empresa – gestão de contas, gerenciamento de documentos, contato com fornecedores, implementação de softwares, atendimento e um gigantesco et cetera. Percebe então, que muito do tempo que você despende com atividades que não são o foco principal do seu negócio poderia ser usado para aprimorar os materiais da escola, planejar aulas, criar novas modalidades de curso, enfim, para dedicar-se ao seu foco principal: criar uma escola de idiomas de qualidade superior.

Outro ponto que lhe preocupa é a necessidade de cortar gastos, afinal de contas, o país vive em um período de crise e qualquer custo que puder ser evitado poderá lhe auxiliar a formar uma reserva para investimentos posteriores na expansão de seu empreendimento. Diante destes dois desafios, o que fazer quando desistir não é uma alternativa?

Uma boa saída para resolução deste e de milhares de outros casos semelhantes que ocorrem na vida dos empreendedores brasileiros consiste na busca por serviços de BPO. Se você é um empreendedor, provavelmente já deve ter ouvido falar nesta sigla, mas, afinal de contas, o que ela significa?

Primeiramente, BPO refere-se a expressão Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos de Negócio). Achou a frase complicada? Vamos simplificar. Uma empresa que oferecer serviços de BPO, basicamente atua com o gerenciamento dos processos que não são o foco central de sua companhia, fornecendo soluções inovadoras e pensadas especificamente para o seu modelo empresarial.

Desta forma, além de poder dar mais atenção aos seus campos de conhecimento – o que consequentemente lhe trará ganhos significativos de produtividade –, você terá também mais tempo para criar novas ideias, contribuindo de modo mais objetivo para o crescimento de sua empresa.

bpo

Agora, talvez você esteja se perguntando: – Muito legal tudo isso, mas como conseguirei otimizar as finanças do meu negócio? De três formas: a primeira diz respeito a mudança de custos fixos para custos variáveis, tendo em vista que você não precisará ter um quadro de funcionários fixos executando as funções que não fazem parte do core empresarial de seu empreendimento e passará a contar com serviços de uma companhia especializada e com estrutura própria, eliminando assim a necessidade de despender recursos mensais com treinamentos, materiais de trabalho específicos, benefícios e demais gastos de contrato.

O segundo ponto trata do uso de soluções especificamente planejadas para a sua realidade. Uma companhia de BPO eficiente trará para seu negócio não só um melhor gerenciamento dos processos empresariais, mas, também, identificará quais custos podem ser reduzidos e de que forma.

Por fim, possivelmente o bônus principal da utilização dos serviços de BPO está no fato de que, com sua equipe inteiramente voltada para as atividades centrais do negócio, sua empresa passa a ter uma vantagem estratégica frente a concorrência, já que você e seus colaboradores poderão ficar concentrados de modo exclusivo naquilo que sua companhia visa oferecer de melhor.

Agora vamos lembrar do nosso exemplo da escola de idiomas: com tempo para dedicar-se a criar melhores materiais e desenvolver aulas mais ricas, é justo pensar que a chance de atrair mais clientes do empreendedor de nossa história é bem maior, não é mesmo?

E você, qual a sua história? Será que não passa por situações semelhantes ao do nosso exemplo? Se sim, agora você já conhece melhor o BPO, um serviço cujo foco é manter você focado naquilo que realmente importa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s